sexta-feira, 27 de outubro de 2017

FINDUP ( o UBER dos técnicos de Informática) vale a pena?

O Serviço

Hoje em dia os aplicativos para interligar profissionais e clientes estão cada vez mais na moda e exemplo de maior sucesso é o Uber, que tem a finalidade de ligar passageiros e motoristas autônomos para que possam ter o melhor custo para o passageiro e gerar uma renda extra ou até principal para o motorista.
Hoje existe aplicativo para tudo, desde o já famoso Uber e similares, passando por 55 Guinchos que é o chamado "Uber de para carros", ifoods para comida, entre outros. Hoje ou falar de um aplicativo para àrea de informática, chamado FindUp.
O FinUp, assim como o Uber, tem o conceito de interligar o cliente com o técnico de informática mais próximo, fazendo com que em teoria, reduza os custos do técnico e com isso fique mais barato para o cliente.

FindUp o Cliente

Na prática, o que ocorre é bem diferente. Me cadastrei como técnico da FindUP  e cadastrei minha esposa como cliente para ver se valia a pena algumas das partes e o resultado foi decepcionante tanto como cliente e como técnico.
Como cliente o serviço realmente funciona e direciona a você sempre ao técnico mais próximo. O problema é o custo que chega a ser muito superior a uma visita de um técnico particular. Tomarei como base de comparação os preços que eu pratico aqui a cidade de jundiaí/SP.

Uma visita para pessoa Física sai por R$ 120,00 por até 1,5h de permanência,o que é suficiente para resolver 80% dos problemas mais comuns enfrentados por usuários domésticos. a hora adicional é cobrado R$ 80,00 mas normalmente, se o problema não for resolvido no local em 1,5h é caso de retirar o equipamento para manutenção em laboratório, e nesse caso é cobrado R$ 150,00, que é a manutenção, retirada e entrega.
no final o cliente doméstico vai gastar em mão de obra do técnico, entre R$ 120,00 e R$ 200,00 e mais eventuais peças que sejam necessário a troca.

Pelo aplicativo FindUp, o cliente paga R$ 199,00 pela visita do técnico que pode durar até 3hs e mais R$ 15,00 pela hora adicional e mais as peças que sejam necessárias para a troca.
A vantagem do aplicativo para o cliente é que ele não precisa conhecer um técnico para resolver seu problema, isso é determinado pelo aplicativo, mas em questão de custo, o valor é maior ou igual a contratar um técnico particular.

FindUp para o Técnico

Para o técnico, a maior vantagem é conhecer novos clientes e ter a possibilidade de converter esse cliente em um cliente particular.
O técnico não é funcionário da empresa de aplicativos e nem tem nenhum vínculo empregatício, no mesmo molde de outros aplicativos como o Uber, o técnico é cliente da empresa de aplicativos e paga muito caro pelas indicações de clientes realizadas pela empresa. Na prática FindUp fica com 66% do valor cobrado do cliente repassando apenas R$ 68,00 por 3 horas de atendimento  + R$ 10,00 por hora adicional para o técnico que tem que arcar com todas as despesas sem nenhum tipo de bonificação, premiação ou ajuda de custo.

O técnico tem um custo de aproximadamente R$ 40,00 por dia entre combustível, manutenção do veículo e alimentação. Lembre-se que o técnico é uma mão de obra especializada e precisa ficar horas pesquisando e estudando para se atualizar profissionalmente e isso é um trabalho que o custo precisa sair de algum lugar, além da aquisição de novas ferramentas e reposição de material de consumo.

Conclusão

Em resumo,o FindUp é uma excelente ferramenta e será muito útil tanto aos clientes quantos aos técnicos, no entanto precisa ser revisto o repasse para o técnico pois o valor repassado mal cobre os custos de atendimento fazendo com que  a ferramenta acabe sendo descontinuada por falta de técnicos e os poucos técnicos que ficarem vão certamente direcionar o cliente para um atendimento particular pois ficará mais barato para o cliente e mais lucrativo para o técnico. Uma relação justa seria uma taxa entre 10 e 15% do valor cobrado do cliente ficar com a FindUp, já que ela presta um serviço ao técnico, mas como está não acredito que terá grande adesão de técnicos não pela baixa remuneração, mas pelo alto custo do serviço prestado ao técnico.

Quer um desconto pra usar o Uber? Então se cadastra com meu cupom de desconto Clicando aqui

6 comentários:

  1. Caro Alex, achei muito interessante a sua análise, porem existem fatores que precisam ser avaliados de forma mais profunda. Atualmente o foco do FindUP são clientes corporativos, atrair, conquistar e manter um cliente de grande porte na base, em muitas vezes chega a custar alguns milhares de reais, e por isso o valor do repasse não pode ser alto.

    O Desafio tecnológico também é muito grande e trabalhamos forte para melhorar sempre a usabilidade das nossas plataformas.

    Um outro item que precisa ser avaliado é como atuam os concorrentes do FindUP, pense como concorrentes as empresas de grande porte como Stefanini, Capgemini, Sonda, Tivit e IBM, você sabe em quantos dias eles levam para pagar aos técnicos? Em torno de 90 dias, muito não é? O FindUP para em no máximo 15 dias.

    Atualmente o FindUP possui mais de 5000 técnicos em mais de 550 cidades no Brasil e agora também em cidades de 11 países, muitos técnicos conseguem fazer uma boa renda com o FindUP e nós ficamos realmente muito felizes com isso, alem disso fazemos de tudo para trazer benefícios adicionais para eles, nós queremos realmente que eles tenham uma vida melhor.

    Forte abraço,
    Fábio Freire
    CEO FindUP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio Freire, agradeço enormemente o interesse da Find Up em Se posicionar nesta minha postagem para esclarecer o lado da empresa.
      Compreendo que existe um investimento em tecnologia, marketing e até mao de obre especializada para manter o serviço funcionando, no entanto o que exponho aqui e a relacao custo benefício do serviço para o tecnico.
      O técnico e uma mao de obra especializada e que precisa garantir seu sustento, atualização profissional e fazer uma reserva financeira.
      Como bem coloquei em meu relato a relação existente não e saudável para o técnico visto que ele ganharia mais dirigindo para o Uber, por exmplo.
      Então reitero aqui que o servico é excelente mas a relação com seu cliente prestador precisa ser revista a fim de tornar mais justa essa relação.
      Se um tecnico atender 3 chamados por dia, ele ele faria em torno de R$ 200,00 por dia. Desse valor sera descontado cerca de 40 entre combustível e manutenção do carro, 20 de almoço total de 60,00.
      Depois precisamos considerar o recolhimento de INSS do tecnico. Ao final 140,00 por dia para um atendimento de qualificação profissional, enquanto a findup fica com R$132,00.
      E evidente que esta política esta incorreta e precisa ser revista, mas admito que ela é interessante para técnicos inexperientes em inicio de carreira e que queiram apenas conseguir contatos de cliente para formar uma carteira própria e depois deixem de atender pelo aplicativo.

      Abraço

      Excluir
  2. Concordo plenamente com o Alex, porque muita das vezes o suporte técnico do local é em São Paulo, eles demoram a responder é quando respondem é o técnico não conhece a rede ou não tem acesso ao servidor fazendo com que o atendimento seja demorado. O analista gasta com tempo, dinheiro de passagem e almoço dependo do local é horário marcado, pelo cliente acredito que no mínimo a hora extra deveria ser de 15 a 20 reais porque não vale a pena o repasse para o técnico é muito baixo e acaba você pagando para consertar o computador

    ResponderExcluir
  3. Achei o valor muito baixo. Em Florianópolis cobro r$ 150 por visita.
    Nao creio que algum tecnico com experiência faça algo por menos.
    Principalmente atendimento corporativo.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho 15 anos de Area tecnica, e ja passei por todas estas empresas citadas acima. Me cadastrei na FindUp pensando ser um bom negocio para fazer um extra, porem ao verificar o repasse nunca aceitei um chamado sequer. Pois considero como trabalho semi escravo, um tecnico se deslocar para resolver um problema corporativo e receber menos de R$100,00 na maioria dos casos. Quando comparamos outros servicos chega a ser um absurdo, 66%, ainda que fosse 50% seria injusto, pois a empresa nao conseguira manter os clientes captados se nao tiver a mao de obra "especializada". Como um tecnico pode tirar uma nova certificacao e se aprimorar ganhando isso?? Ou seja, a FindUp, surgiu com uma boa ideia, mais somente esta visando o lucro e nao no crescimento do servico. Ja trabalhei em todas essas empresas citadas acima, e tenho varios grupos Em WhatsApp com amigos destes antigos trabalhos, e nenhum deles que tem experiencia tem interesse em trabalhar para FindUp pela baixa remuneracao, ate mesmo acreditem os que estao desempregados!!

    Enfim, caso esta empresa nao remodele seu conceito o seu futuro daqui a uns 5, 10 anos ja sabemos. irao surgir os concorrentes e dificilmente irao conseguir competir no mercado. Fica aqui meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  5. Fiz um único atendimento pelo FindUp quando ele começou há 2 anos e o valor para o cliente ainda era de R$ 150,00.
    Na época o repasse não era claro (ainda não é) e só descobri que receberia R$ 67,00 após o atendimento que levou 03 horas.
    Óbvio que removi o aplicativo e nunca mais atendi por ele.
    Cheguei a receber algumas ligações deles para atender clientes na região metropolitana de SP que não estavam conseguindo interessados mas eles não fizeram nenhuma concessão ou ajuda de custo, ai fica difícil.
    Ja acho muito reter 25% no Uber, imagina os mais de 60% da FindUp.
    Tenho ate medo do nível do técnico que aceitaria trabalhar eventual sem ajuda de custo por menos de R$ 25,00 a hora.
    Triste pois gostaria de ter uma opção de atendimento.
    Por falar em opção, o Getninja também não funciona, vc tenta fechar mas é impossível, so tem encrenca la.
    Vamos esperar algum no futuro mais antenado com a realidade dos técnicos, essa raça sofredora....

    Abraços..

    Eduardo.

    ResponderExcluir

O Contrabando de empregos vai dominar o mundo

 O contrabando de empregos pode ser a nova onda mundial. Após a pandemia de COVID-19 , com a necessidade de distanciamento social, empresas...

Encontre sites de assuntos semelhantes

Pesquisa personalizada

Quem sou eu

Jundiai, SP, Brazil
Técnico de informática desde 2005, com formação em Computação. Cursos de extensão de administração de servidores Linux e Windows 2003 javascript:void(0)Estou sempre aberto a propostas.